Na próxima segunda-feira terá início a Campanha da Vacinação contra a Influenza

A iniciativa estará disponível nas unidades de saúde do município, e imunizará pessoas dos grupos prioritários até o dia 26 de maio
A partir da próxima segunda-feira (17) terá início a 19ª Campanha Nacional da Vacinação contra a Influenza. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa estará disponível nas unidades de saúde do município, e imunizará pessoas dos grupos prioritários até o dia 26 de maio.

A gerente de Infectologia e Vigilância Epidemiológica de Pinhais, Dielli Bondan Reis, explica que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. “Os que estão mais suscetíveis às complicações da infecção são: as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”, orienta Dielli.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes pela doença no Brasil. Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais, serão vacinadas:

• As crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos de idade (11 meses e 29 dias);
  • As gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Os trabalhadores da saúde;
  • Os povos indígenas;
  • Os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • A população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;
  • Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. Devem ser atuantes em sala de aula e é necessário apresentar, além de documento pessoal com foto, declaração da instituição de ensino com carimbo e assinatura.

Importante: no momento da vacinação informe ao profissional de saúde a realização de vacina contra a dengue em prazo menor de 30 dias ou o uso contínuo de anticoagulantes.