Tem início na próxima segunda-feira o 5º FESTCINE

O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais
Prefeitura de Pinhais
Na próxima segunda-feira (24) tem início o Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE). A cerimônia de abertura e premiação do evento acontece a partir das 19h30 no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

O festival é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Pinhais (SEMEL), por meio do Departamento de Cultura. Em 2017, a iniciativa chega a sua 5º edição e contará com 75 produções a serem exibidas até o dia 28 de abril.

De acordo com a organização, o FESTCINE recebeu inscrições de 23 cidades dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foram 108 filmes inscritos no total. A comissão de seleção foi composta por Arnaldo Silveira, Carla Bork, Eduardo Walger, Eveline Araújo, Kelly Farah e Marcos Oliveira. A curadoria é de Kelly Farah.

Durante a abertura oficial será exibido o filme “O Caipira”. O longa-metragem foi produzido integralmente com recursos próprios e filmado com equipamentos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP). Outro destaque é que o filme é encenado por atores de Pinhais, alunos da OCP e convidados, além de ter a direção de Arnaldo Silveira.

Além dos selecionados para concorrência, outros filmes comporão a Mostra Paralela, além do longa-metragem “O Caipira”, haverá uma web série com cinco capítulos e uma mostra de produções da África e Itália com o tema “imigrantes”.

Troféu Macucinho Dourado

O nome do troféu entregue aos vencedores leva o nome de um pássaro nativo de Pinhais, o macuquinho-da-várzea. A ave catalogada em 1998 foi encontrada um ano antes, como habitante da área que seria alagada pelo represamento do Rio Iraí. Na época, a população total era de 500 exemplares, e segundo estimativa de pesquisadores, essas aves são encontradas em apenas três regiões do Paraná.
Concorrerão ao prêmio as seguintes categorias:

Curta-metragem de ficção: melhor desenho de som; melhor fotografia; melhor ator; melhor atriz; melhor direção; melhor roteiro; melhor filme.
Curta-Metragem de ficção “Animação”: melhor filme.
Curta-metragem documentário:melhor direção; melhor roteiro; melhor filme.
Curta-metragem Estudantil (com câmera de celular): melhor filme.
Clipe Musical: melhor filme.
Filme Destaque Pinhais

Serviço

A cerimônia de abertura e premiação do FESTCINE acontece na próxima segunda-feira (24) a partir das 19h30 no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. As sessões do Festival serão gratuitas e exibidas entre os dias 24 e 28 de abril. Confira o cronograma de exibição no site da prefeitura de Pinhais (www.pinhais.pr.gov.br). Mais informações pelo e-mail: festcinepinhais@gmail.com ou pelo telefone (41) 3912-5247.
Compartilhe:

Deixe seu comentário

(não será publicado)

* campos obrigatórios