Pinhais traz respeito e valorização da diversidade como tema de Seminário

O evento desta semana contará com palestrantes reconhecidos nacionalmente

Imagens: divulgação

Entre os dias 16 e 17 de novembro a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais realizam o VI Seminário Municipal da Diversidade. O objetivo da ação é debater a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, orientação sexual, religião, crenças e intergeracionalidade colaborando para o enfrentamento da discriminação no âmbito escolar e social.

Entre os participantes está o ator João Batista Acaiabe, o qual ficou conhecido por interpretar o “Tio Barnabé” do Sítio do Picapau Amarelo na Globo, e também o Tio Chico na novela Chiquititas da emissora SBT, ele representará a Escola de Arte Dramática de São Paulo e conduzirá a palestra “Contando e Encantando com a África”. Também será palestrante, como o tema “Uma Sociedade Democrática: a conquista do ideal dos direitos universais”, a professora Diva Guimarães reconhecida por seu discurso emocionante durante a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty.  Outra participação confirmada é do Dr. Francisco de Jesus Lima, promotor de justiça do Piauí do Núcleo de Promotores de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, o qual falará sobre a Lei Maria da Penha e Direitos Coletivos.

O encontro configura-se como um momento de convergência acadêmica e de mobilização dos profissionais da educação dos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como de representantes da sociedade civil. Nesta edição o tema será “A Diversidade como Potencialidade no Desenvolvimento de Sociedades Democráticas” e as discussões iniciadas nos anos anteriores terão continuidade, com ênfase nos direitos humanos enquanto direito universal, independentemente da cultura, credo, raça, gênero, sexualidade e condição econômica.