Nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas será construída em Pinhais

Nova UPA 24 horas será construída em anexo ao Hospital Municipal de Pinhais

PUBLICADO EM 17/11/2010

A partir do próximo ano, Pinhais deverá contar com um grande reforço na área da Saúde, é a nova Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h. No início deste mês, foi autorizado o início do processo licitatório para a construção da unidade. A expectativa é que até janeiro de 2011, as obras sejam iniciadas.

A unidade de Pronto Atendimento 24 horas vem de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios. A idéia é que a UPA faça um atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Sua estratégia de atendimento será diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU, que este ano contemplou a cidade de Pinhais com duas ambulâncias. Pensando na agilidade do atendimento, a nova Unidade de Pronto Atendimento da cidade será construída em um espaço anexo ao Hospital Municipal de Pinhais. "Neste local, atualmente já funciona uma unidade de saúde 24 horas, no entanto, haja vista, a nossa demanda, o espaço físico é muito limitado", explicou a secretária de Saúde, Vilma Serra.

Para o prefeito Luizão Goulart, a nova Unidade de Pronto Atendimento, vem somar esforços com ações do município para melhorar o atendimento à saúde da população. "Reabrimos neste ano o Hospital Municipal, ampliamos as equipes de atendimento do programa Saúde da Família, assim como a distribuição de remédios, e agora com a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas queremos melhorar e ampliar ainda mais o atendimento e desafogar os Postos de Saúde do município", disse.

Segundo Luizão, a área da Saúde é uma das prioridades em seu governo. Para o próximo ano, já está sendo prevista a ampliação das Unidades Básicas de Saúde, a contratação de novos médicos e inauguração da nova sede da Secretária Municipal de Saúde.

[ mais noticias ]

Comunicar Erro

Grupo Viva Mais

As Equipes de Estratégia de Saúde da Família, da Unidade de Saúde do Weissópolis, criaram, em 2010, o Grupo Viva Mais, um programa de promoção à saúde. Todas as segundas e quartas-feiras são realizadas atividades físicas com os moradores do bairro e com portadores de doenças e condições crônicas.