Pinhais avança na implantação do Bombeiro Comunitário

Um caminhão equipado será destinado para os atendimentos emergenciais no município

PUBLICADO EM 08/12/2009

Na última sexta-feira, autoridades do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros estiveram em Pinhais para apresentar o novo caminhão que deverá ser utilizado em breve no município. Através do programa Bombeiro Comunitário, paraceria entre Governo do estado e prefeitura de Pinhais, a cidade contará com a prestação de um serviço de qualidade e a comunidade se envolve, ajudando as autoridades a garantir cada vez mais segurança a todos.

Durante o encontro realizado na sede do 4º Pelotão da 1ª Cia da Polícia Militar, o prefeito Luizão Goulart, a vice-prefeita, Marli Paulino, o secretário de Governo, José Martins e o diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, José Arildo adiantaram as negociações junto com o major Mocelin, do Corpo de Bombeiros. Segundo o major, o programa deve entrar em funcionamento a partir de março de 2010. “Hoje estamos apresentando este caminhão, que provem de um investimento de R$300 mil e que ficará á disposição do município após a sede estiver pronta”, comentou.

Para que seja implantado o programa Bombeiro Comunitário, o governo compra o caminhão de combate a incêndio e financia a construção da sede do grupamento na cidade. Em contrapartida, o município contrata os agentes de defesa civil que são treinados pelo Corpo de Bombeiros. Com a implantação do programa nas cidades, um bombeiro é deslocado para o município para supervisionar e auxiliar o trabalho dos agentes. O programa privilegia as cidades que não contam com postos do Corpo de Bombeiros e que precisam esperar pela chegada do socorro vindo de municípios próximos.

No Programa Bombeiro Comunitário, os agentes, após treinamento, têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção a acidentes. É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que exista a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais eles são chamados para auxiliar no atendimento. Para o prefeito Luizão, a implantação do Bombeiro Comunitário é um grande ganho para o município. “Sabemos hoje da necessidade em contar com um método mais ágil e eficaz para os atendimentos emergências. Por isso, a prefeitura está disposta em adiantar acelerar todo este processo de implantação para que o mais breve possível, a comunidade possa contar com este atendimento”, concluiu.

MAIS FOTOS

[ mais noticias ]

Comunicar Erro

Grupo Viva Mais

As Equipes de Estratégia de Saúde da Família, da Unidade de Saúde do Weissópolis, criaram, em 2010, o Grupo Viva Mais, um programa de promoção à saúde. Todas as segundas e quartas-feiras são realizadas atividades físicas com os moradores do bairro e com portadores de doenças e condições crônicas.