Departamento de Meio Ambiente combate o despejo de lixo irregular

PUBLICADO EM 28/09/2012

Na última semana uma equipe do Departamento de Meio Ambiente de Pinhais recolheu grande quantidade de lixo de construção, que foi despejado de forma irregular na Rodovia João Leopoldo Jacomel. Os resíduos foram descartados em uma área revitalizada pela Prefeitura, atrás do talude com a palavra Pinhais, que identifica a entrada do município. Para a remoção do material foi preciso o auxilio de um trator e um caminhão.

O combate a esse tipo de crime é uma preocupação constante da Prefeitura de Pinhais, executa ações para manter a cidade limpa e conservada. Para isso são realizados serviços de limpeza e manutenção de ruas e espaços públicos periodicamente, mas também é necessário a colaboração de toda a população no combate ao despejo irregular de lixo. Ainda é possível observar pela cidade terrenos e ruas de pouco movimento, utilizados como depósitos ilegais de móveis velhos, entulhos, caliças de construção, entre outros resíduos.

A coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município são regulamentados pela Lei Municipal 761/2006, que também determina penalidades para quem cometer infrações. É proibido em Pinhais o despejo de caliças e resíduos em geral em áreas públicas ou particulares, queimadas de resíduos sólidos de qualquer natureza, terrenos baldios sujos, chaminés irregulares, lixeiras irregulares, aterros irregulares e poluição sonora.

Para evitar esse despejo irregular em áreas públicas, a Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, oferece os serviços de coleta de Resíduos Volumosos Inservíveis (madeiras, móveis, entre outros), uma empresa terceirizada realiza a coleta de lixo: recicláveis, domiciliares, verdes e carcaças de animais mortos, e também possui o ponto de coleta de pneus inservíveis.

Fiscalização

O responsável pela fiscalização ambiental no município é o Departamento de Meio Ambiente. Quem constatar o despejo de resíduo irregular, ou alguma outra atividade que cause dano ambiental pode efetuar a denúncia por meio de protocolo, e-mail meioambiente@pinhais.pr.gov.br ou ligação pelo telefone 3912-5236, o denunciante terá a identidade preservada. Em situações de flagrante a Guarda Municipal também pode ser acionada pelo telefone 3912- 5104.

Serviço:

Coleta de Resíduos Volumosos Inservíveis (madeiras, móveis, entre outros)

A coleta de resíduos volumosos Inservíveis, ou seja, madeiras, móveis, eletrodomésticos velhos, entre outros é realizada mediante solicitação por telefone ou pessoalmente, no Departamento de Meio Ambiente. Telefone(s): 41 3912-5608 ou 3912-5694

Fiscalização Ambiental - Denúncias

É proibido no Município o despejo de caliças e resíduos em geral em áreas públicas ou particulares, queimadas de resíduos sólidos de qualquer natureza, terrenos baldios sujos (resíduos e mata espessa), chaminés irregulares, lixeiras irregulares, aterros irregulares e poluição sonora.

Legislação de Referência: Lei Municipal n° 761/2006

Procedimento: efetuar a denúncia dos danos ambientais através de protocolo, e-mail ou ligação. O denunciante não será identificado.
Contato: (41) 3912-5236 ou através do e-mail meioambiente@pinhais.pr.gov.br.

Coleta de Lixo: Recicláveis, Domiciliares, Verdes e Carcaças de Animais

Serviço executado por empresa terceirizada em toda a área do Município. Os serviços são realizados após solicitação telefônica ao Departamento do Meio Ambiente ou conforme constatado em vistorias.

•Coleta de Carcaças de Animais
•Coleta de Resíduos Recicláveis