História

População Indígena

Populações Indígenas: Os primeiros habitantes do território

Segundo as pesquisas do professor Igor Chmys, a região circunvizinha de Curitiba foi lugar de ocupação de dois grandes grupos indígenas, pertencentes aos troncos lingüísticos Jê e Tupi. As primeiras populações indígenas eram pré-ceramistas e possivelmente datam de 4.000 anos a.C. Após essa primeira ocupação, que se estendeu até aproximadamente 1.485 a.C., ocorreu a presença de povos ceramistas, ou seja, aqueles que detinham a técnica de confeccionar vasilhames de argila.

De acordo com Chmyz, o fato da região hoje conhecida como Pinhais ter uma topografia plana e ser uma região de mananciais, torna-se bastante provável a ocorrência de habitações indígenas. Nessa região, foram encontrados vários vestígios de artefatos indígenas, além de evidências de estruturas habitacionais características do povo Jê.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

TV Pinhais


Grupo Viva Mais


As Equipes de Estratégia de Saúde da Família, da Unidade de Saúde do Weissópolis, criaram, em 2010, o Grupo Viva Mais, um programa de promoção à saúde. Todas as segundas e quartas-feiras são realizadas atividades físicas com os moradores do bairro e com portadores de doenças e condições crônicas.


[ + vídeos ]

História

Prefeitura de Pinhais - Todos os direitos reservados.
Rua Wanda dos Santos Mallmann, 536 – Centro – Pinhais-PR – CEP 83323-400 – Fone: 41 3912-5000