Cultura, Esporte e Lazer

Fórum Permanente de Cultura

O Fórum Permanente de Cultura de Pinhais busca promover o debate, a articulação, a troca e a discussão dos temas relacionados à cultura no município, encontrando alternativas viáveis para o desenvolvimento das políticas públicas culturais em Pinhais.
O Fórum Permanente de Cultura é formado por gestores e/ou administradores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais e demais membros da sociedade local, representando as seguintes áreas culturais do Município: artes cênicas, música, dança, artesanato, artes visuais, literatura, áudio visual, arte popular/manifestações populares e preservação do patrimônio histórico.
No encontro, realizado no dia 14 de setembro de 2011, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, discutiu-se a inclusão do Município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), participação que foi estabelecida pelo Extrato de Acordo de Cooperação, publicado no Diário Oficial da União (DOU), número 166, de 29 de agosto de 2011. Para firmar o acordo, vários equipamentos culturais são exigidos: criação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais e de Patrimônio Histórico Cultural; realização de Conferências; elaboração de Seminários; criação do Fundo Municipal de Cultura (este em andamento) e elaboração do Plano Municipal de Cultura. Dessas exigências, todas já foram cumpridas pelo Município de Pinhais, exceto a criação do Plano Municipal de Cultura, sendo esse, portanto, o próximo objetivo dos integrantes do Fórum Permanente de Cultura.
Buscando ampliar e democratizar as ações do governo municipal na esfera cultural, o Fórum Permanente de Cultura reúne-se bimestralmente nas dependências do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Nessas oportunidades, as relações de parceria e ações conjuntas entre o governo municipal e a sociedade civil ficam evidentemente reforçadas. Proporcionar ao cidadão o direito à participação cultural, entendida de forma ampla e abrangente, respeitando a diversidade cultural de cada segmento, é o fundamento maior do Fórum Permanente de Cultura.

Em outubro e novembro de 2011, foram realizadas reuniões com representantes de diversos segmentos culturais:

Segmento Cultural

Data

Ata

Artesanato

03/10

Ata_Artesanato.pdf

Literatura

04/10

Ata_Literatura.pdf

Preservação do Patrimônio
Histórico Cultural
05/10 Ata_Preservacao.pdf
Artes Visuais
Áudio Visual
06/10

Ata_Artes_Visuais.pdf
Ata_Audiovisual.pdf

Música

07/10

Ata_Musica.pdf

Arte Popular
Manifestações Populares
10/10 Ata_ArtePopular.pdf

Dança

11/10

Ata_Danca_.pdf

Artes Cênicas

04/11

Ata_Artes_Cenicas.pdf

Seminário Municipal de Cultura

Dez/2011

Propostas.ppt

* Reuniões realizadas no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, às 19:00hs.

Após a implantação do Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, restará a criação da Lei que assegure todos esses equipamentos. O Sistema Municipal de Cultura seguindo o exemplo do Sistema Nacional de Cultura.

No período de 21 a 24 de maio de 2012, o Centro Cultural ofereceu o Curso de Projetos Culturais, ministrado por Jul Leardini. Neste curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer um projeto cultural, conforme as leis municipais, estaduais e federais, e captar recursos para seus projetos.



Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Prefeitura de Pinhais - Todos os direitos reservados.
Rua Wanda dos Santos Mallmann, 536 – Centro – Pinhais-PR – CEP 83323-400 – Fone: 41 3912-5000