Departamento de Proteção Social Básica é destinado à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de Programas, Projetos, Serviços e Benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Gerência de Serviços e Benefícios da Proteção Social Básica: planeja, executa, monitora e avalia os serviços socioassistenciais básicos de atendimento a indivíduos e famílias; exerce a coordenação geral dos serviços e ações desenvolvidos nos equipamentos sociais (CRAS); coordena e monitora as concessões de benefícios eventuais.

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.

Seção de Apoio Administrativo: acompanhar, controlar e desenvolver atividades administrativas.

Gerência de Transferência de Renda, Cadastro Único e Inclusão Social:
planeja, supervisiona e monitora ações referentes à transferência de renda e ações voltadas à inclusão produtiva e social (público alvo da assistência social), com recursos do Município, Estado e União.

Seção de Transferência de Renda e Cadastro Único: gerencia o Sistema de Cadastro Único no Município monitorando e supervisionando o processo de inclusão e exclusão de cadastros; organiza e desenvolve a gestão do Programa Bolsa Família no Município; emite carteira do Idoso.

Núcleo do Centro de Convivência do Idoso: espaço desenvolvido para promover o encontro e a participação de idosos em atividades esportivas, artísticas e culturais, proporcionando convivência e melhoria da qualidade de vida.

Núcleo do Posto de Identificação: controla e operacionaliza a emissão de documentos para concessão de Carteira de Identidade e Antecedentes Criminais; controla e operacionaliza o Passe Escolar.

Núcleo de Inclusão Produtiva: planeja, desenvolve e acompanha as ações que visem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários que promovem a integração e interação na família, na comunidade e na sociedade.

Núcleo do Centro da Juventude: planeja, desenvolve, promove e acompanha ações que visem a convivência, formação, cidadania e lazer de jovens, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários que promovam a integração e interação na família, comunidade e na sociedade.

Núcleo de Convivência Familiar Norte: planeja, desenvolve e acompanha as ações que visem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários que promovam a integração e interação na família, na comunidade e na sociedade.


Organograma DEPSB

Compartilhe: