Realizar a 2ª Oficina de Auto-Avaliação da Gestão da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Pinhais justamente no Dia Mundial da Qualidade foi o diferencial deste ano!

 

@pinhaisdigital

 

Nestes 02 dias de trabalho intenso (10 e 11 de novembro de 2011), sob a condução dos Voluntários da RNGP - Rede Nacional de Gestão Pública; Lincoln Américo, Gerente de Planejamento, Gestão Estratégica e Qualidade e Edson Gelinski, Coordenador de Finanças, ambos servidores da Secretaria Municipal de Finanças, foi possível realizar tanto a Auto-Avaliação quanto a elaboração do PMG - Plano de Melhorias da Gestão para 2012 e desse modo cumprir os principais compromissos assumidos com a assinatura do Termo de Adesão ao GesPública em 2010 e que precisam ser aperfeiçoados anualmente.

 

"Normalmente uma Oficina como esta exige dos participantes 03 dias inteiros de trabalho, o que compreende ainda a elaboração do Perfil da Organização e a priorização das Oportunidades de Melhoria mediante o uso da Matriz GUT; sendo que no caso da SEFIN, a escolha novamente do Hotel Slaviero para o local da Oficina, permitiu uma "imersão total" dos participantes e dessa forma foi possível termos a conclusão dos dois principais produtos ao final do 2º dia, que eram respectivamente o resultado da pontuação decorrente da Avaliação e o PMG 2012 elaborado", explicou o Secretário Municipal de Finanças, Francisco Xavier de Oliveira.

 

Para a priorização das OM's e redação final do 5W2H será aproveitado o trabalho já iniciado pela Gerência de Planejamento com a implantação do SoftExpert Excellence Suite, o que permitirá que todas as fases do PDCA - Planejamento, Execução, Controle e Avaliação, aplicadas ao Sistema de Gestão da Secretaria, sejam desde o início "pensadas" para a interface web da Solução, o que resulta em uma grande melhoria em relação ao PMG 2011, ainda em execução, uma vez que o mesmo é baseado em sua maior parte em planilhas eletrônicas.

 

Seguindo o MEGP - Modelo de Excelência em Gestão Pública, preconizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; os Servidores Municipais de Pinhais participantes desta Oficina, em sua maior parte ocupantes de Cargo de Diretor e Gerentes na SEFIN, puderam realizar a Auto-Avaliação da Gestão considerando os Critérios de Compromisso com a Excelência indicados no IAGP - Instrumento de Avaliação da Gestão Pública na versão de 250 Pontos, que é a versão recomendada para Organizações que estão nos estágios iniciais de implantação do Modelo de Excelência da Gestão.

 

"Com a conclusão de mais esta etapa, alguns ganhos já foram percebidos pela Equipe, que se traduziram de imediato no aumento aproximado de 50% sobre a pontuação obtida em 2010, mas principalmente no amadurecimento dos principais tomadores de decisão em relação aos sub-fatores de avaliação que compreendem desde a adequação das práticas de gestão empregadas atualmente, até a integração entre as diferentes práticas, passando pela necessidade de disseminação, continuidade, aperfeiçoamentos e cooperação entre as áreas na execução, sem descuidar da proatividade e da coerência com as Estratégias e Objetivos do Planejamento Estratégico da Secretaria", concluiu Lincoln Américo, Gerente de Planejamento.

 

É a Secretaria de Finanças caminhando firme rumo à Excelência da Gestão Púbica, procurando desenvolver Ações que traduzam este ideal em Objetivos, Metas, Indicadores e Iniciativas Estratégicas, a partir da sua Visão de Futuro: "Ser reconhecida como órgão de excelência em gestão dos recursos com foco no Planejamento, na Transparência, no Atendimento ao Cidadão, na Justiça Fiscal e na Valorização do Servidor Público".

 

Publicado em 16/11/2011

 

 

Compartilhe:

Galeria de fotos:

Gallery Thumb 1