@pinhaisdigital

 

O Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart recebeu na noite da última terça-feira (11/12) o Certificado de Finalista do Prêmio Paranaense de Qualidade na Gestão pelo desempenho da Secretaria Municipal de Finanças que concorreu no Nível I - 250 Pontos. A Prefeitura de Pinhais foi a única representante entre as demais Prefeituras do Estado a participar, junto com grandes empresas do Paraná, no Ciclo 2012 do PPrQG!

 

A avaliação foi feita por oito critérios de excelência: Liderança; Estratégias e Plano; Cidadãos (Clientes); Sociedade; Informações e conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados. O diretor-presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira destacou a participação da Secretaria de Finanças e disse que o resultado da premiação descreve exatamente o momento que vive o município de Pinhais. "O prefeito Luizão fez 93,7% dos votos: este número retrata a gestão bem avaliada que esta administração possui", destacou.

 

O Prêmio Paranaense de Qualidade na Gestão consiste em um ciclo de premiação que visa reconhecer organizações públicas e privadas adeptas das práticas de gestão estabelecidas pelo Modelo de Excelência da Gestão - MEG da FNQ, estimulando a inovação, a produtividade e a qualidade dentro do ambiente de trabalho. Podem concorrer ao prêmio quaisquer organizações públicas, privadas e do terceiro setor, que possuam regularidade fiscal e estatutária, desde que possuam sede no Paraná. A avaliação pode se dar em dois níveis: Compromisso com a Excelência (250 pontos) e Rumo à Excelência (500 pontos).

 

Para o Prefeito Luizão Goulart, o prêmio valoriza ainda mais o desempenho da administração municipal que hoje serve de exemplo para várias cidades. "Temos que enaltecer o trabalho dos nossos servidores que ajudam a fazer de Pinhais esta cidade modelo", destacou. Para o Prefeito, todos ganham quando a cidade é bem gerida. "O trabalho hoje desenvolvimento por especialistas técnicos em gestão contribui para que possamos analisar as diretrizes e executar com responsabilidade os recursos do nosso município", completou.

 

Melhoria Contínua da Gestão

Em 2010, o Prefeito assinou o Termo de Adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública, dando início aos ciclos anuais de auto-avaliação continuada da Gestão e instituiu o Planejamento Estratégico na Secretaria de Finanças com a publicação do Decreto 1.100/2010.

 

Em 2011, foram pactuados Contratos de Gestão entre o Secretário de Finanças e os Diretores, e iniciada a implantação de uma Suite Corporativa voltada à Conformidade Organizacional e Excelência Organizacional (SoftExpert Excellence Suite). Também foram proporcionadas as condições para que os Servidores da Secretaria participassem das capacitações ofertadas pela coordenação do Prêmio (dentro dos calendários anuais do PPrQG e do MPE Brasil) e se tornassem aptos para atuarem como “examinadores”, interna e externamente; o que permite hoje à SEFIN ter 50% do seu corpo gerencial (o que representa 03 Diretores e 07 Gerentes) capacitado no Modelo de Excelência em Gestão.

 

Neste ano, foi iniciado o Mapeamento dos Processos Organizacionais e instituída a Gestão por Competências na Secretaria, bem como, foi feita a revisão do seu Planejamento Estratégico de forma descentralizada junto aos Departamentos (onde cada Diretor apontou Objetivos Estratégicos com os respectivos Indicadores e Metas), sendo ainda antecipada as discussões sobre a elaboração do PPA 2014-2017 com ampla capacitação às demais Secretarias.

 

“Muito mais do que inovar em suas práticas gerenciais, a SEFIN conseguiu demonstrar que é possível perseguir um objetivo maior, resgatando projetos previstos no início do mandato do Prefeito Luizão vinculados ao Departamento de Gestão Pública e ao Programa do atual PPA - Excelência em Gestão", afirma Lincoln Américo, Gerente de Planejamento, Gestão Estratégica e Qualidade.

 

Já as estratégias e iniciativas da Secretaria de Finanças, para o período de 2013 a 2016, estão sendo delineadas de forma a atender tanto o novo Plano de Governo, quanto o Plano Diretor (revisado em 2011), sem, no entanto, descuidar da preocupação com a Qualidade da Gestão Pública.

 

Reconhecimento

Pinhais ocupa o 2º lugar entre os 399 municípios paranaenses no Índice FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - de Gestão Fiscal e o 18º entre os 5.565 municípios brasileiros (este índice leva em consideração a capacidade de arrecadação de cada município, a despesa com pessoal, o custo da dívida municipal, a liquidez do município e o percentual de investimentos em relação à receita líquida).

 

Outra excelente notícia foi que o município de Pinhais conseguiu ficar entre as 26 cidades paranaenses que tem alto desenvolvimento, pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (este índice leva em consideração geração de emprego e renda, bem como a situação da educação e a situação da saúde no município).

 

Publicado em 14/12/2012

 

 

Compartilhe:

Galeria de fotos:

Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1