O Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) no Paraná realizou em Pinhais a Palestra de Sensibilização sobre o tema, ministrada pelo Coordenador Executivo do Programa no Estado, Américo Antonio Gaion. O evento contou com a presença de todos os diretores e gerentes da Secretaria Municipal de Finanças, bem como do Secretário Municipal de Finanças, Francisco Xavier de Oliveira.

 

O GesPública é resultado de diversas iniciativas do Governo Federal e tem como missão promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

 

O encontro foi realizado no dia 11 de Agosto de 2010 no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, e faz parte do cronograma de implantação do Planejamento Estratégico da Secretaria, que tem como base o MEGP - Modelo de Excelência em Gestão Pública, preconizado pelo Programa. "A iniciativa da Palestra de Sensibilização surgiu diante da necessidade de uniformizar junto aos líderes de equipes o conhecimento sobre os Fundamentos do Modelo e otimizar o trabalho de desdobramento dos Objetivos Estratégicos em Planos de Ação, uma vez que todos os Critérios de Desempenho do GesPública estão contemplados no Mapa Estratégico da Secretaria", destacou o Secretário Municipal de Finanças, Francisco Xavier.

 

O trabalho é resultado do Projeto de Implantação do Planejamento Estratégico proposto no final do ano passado pela Gerência de Planejamento, Gestão Estratégica e Qualidade e institucionalizado recentemente com a publicação do Decreto Municipal 1100/2010 e Resolução 027/2010. A partir da realização da Palestra já foi iniciado o processo de revisão do Plano de Trabalho proposto pela Resolução 026/2009, bem como o realinhamento das Atividades executadas pelos setores indicados no Plano, dentro do conceito do Planejamento Estratégico.

 

Na seqüência estão previstas atividades que proporcionem a inclusão de todos os setores da Secretaria que ainda não foram contemplados no Plano de Ação, o que resultará em uma ampla integração da Equipe no sentido de empreender ações que visem à elevação da pontuação final da Secretaria em relação aos Critérios do GesPública, conforme resultado esperado para a Atividade 2157, indicada na Lei de Diretrizes Orçamentárias, de responsabilidade da Secretaria de Finanças no PPA 2010/2013.

 

De acordo com o Gerente de Planejamento, Gestão Estatégia e Qualidade, Lincoln Américo, um site específico para o Planejamento Estratégico está sendo desenvolvido em parceria com o Departamento de Comunicação, com o objetivo de referenciar todo o conjunto de informações relacionadas com o tema e servir como um canal de comunicação com a Equipe interna e dar transparência ao público externo, fortalecendo o relacionamento com a Sociedade e estimulando o Controle Social.

 

Ao empreender ações de significativa importância para se buscar a introdução e manutenção de um ciclo de melhoria contínua na Gestão Pública, a Secretaria Municipal de Finanças vem demonstrar um compromisso no atingimento da sua Missão Institucional que é: "Promover a gestão dos recursos, visando a Excelência do Serviço Público do Município de Pinhais".

 

Publicado em 03/06/2011

 

 

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