Dando continuidade ao projeto de implantação da Norma ISO 18091:2014 em Pinhais, o Coordenador do Projeto juntamente com os membros do Comitê Gestor e os Representantes da Direção (RD's) de cada Secretaria, reuniram-se nos dias 27 e 28/07/2017 para efetuarem uma nova Autoavaliação do Anexo B - "Diagnóstico Integral, Avaliação e Acompanhamento", da Norma ISO.

Conforme definido na Reunião com a Prefeita Marli, realizada no último dia 20/07/2017, este é o primeiro passo desta caminhada que a Prefeitura retoma agora com fôlego renovado, após a definição de que cada Secretaria Municipal deverá ter pelo menos uma pessoa dedicada exclusivamente ao Projeto, começando com um dia por semana já a partir deste mês de Agosto/2017.

"Utilizando um Sistema Próprio, desenvolvido pela Controladoria Geral em MS-Access, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar cada Indicador constante do Anexo B e já responder o Guia de Implementação com as diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em Prefeituras (elaborado pelo SEBRAE), que foi associado ao banco de dados visando facilitar o diagnóstico do que é possível fazer em cada caso avaliado e orientar a construção das Oportunidades de Melhoria que posteriormente serão aproveitadas em um novo Plano de Ações", afirma Lincoln Américo, Subcontrolador de Normas e Informações Gerenciais.



Com a publicação da Portaria 158/2017, que institui o Comitê Gestor para "coordenar a implantação do Projeto de Qualidade de Gestão Pública Municipal, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 18091/2014" e com a publicação da Portaria 159/2017, que "institui o R.D. (Representantes da Direção) em cada órgão da Administração Municipal", ambas publicadas na Edição 48/2017 do Diário Oficial do Município, veiculado em 07/08/2017, as próximas etapas previstas são:

- Conclusão da Autoavaliação do Anexo B - "Diagnóstico Integral, Avaliação e Acompanhamento", da Norma ISO;
- Elaboração do Manual da Qualidade;
- Redefinição da Política da Qualidade e dos Objetivos da Qualidade;
- Capacitação em Construção de Indicadores Sociais;
- Capacitação em Modelagem de Indicadores no Sistema de Gestão Integrada;
- Elaboração da Lista de Processos Finalísticos mais importantes de cada Secretaria;
- Alimentação do Módulo SE Desempenho com os Indicadores de Gestão de cada Secretaria (Planejamento Estratégico, PPA, Planos Setoriais e outros compromissos relacionados com sua área de atuação);
- Realização da Auto-Avaliação da Gestão em cada Secretaria Municipal, a partir dos Critérios de Excelência disseminados pelo GesPública;
- Aplicação da Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) em cada Secretaria Municipal;
- Elaboração do Planejamento Estratégico de cada Secretaria Municipal;
- Elaboração dos Respectivos Planos de Ação, oriundos das Oportunidades de Melhoria identificadas nos ciclos de avaliação;
- Retomada das Auditorias Internas da Qualidade;
- Elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão;
- Construção do Instrumento de Pesquisa de Satisfação junto aos Cidadãos-Usuários; 
- etc...

Publicado em 08/08/2017
 



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