Na manhã desta quinta-feira (10/08/2017) foi a vez do Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP, sediado na Cidade de Curitiba (capital do Estado), realizar uma Visita Técnica na Controladoria Geral do Município de Pinhais!

Depois de um primeiro contato por e-mail, iniciado por ocasião da participação de servidores das duas Organizações em um Curso EaD de Gestão de Processos, foi acertado que uma Equipe do IMAP viria até Pinhais para conhecer as Boas Práticas adotadas pela CGM em relação ao mapeamento e automação de processos.

Utilizando uma completa Solução de Gestão Integrada (SoftExpert Exellence Suite), a Prefeitura de Pinhais consegue conectar seus processos digitais (workflow) com a execução e acompanhamento das obrigações decorrentes dos Planos e Políticas instituídos, como Plano Plurianual, Plano Municipal de Educação, Plano Municipal de Saúde, etc, também gerenciados eletronicamente pelo SE Suite.

Veja também: Outras Visitas Técnicas que tiveram como alvo a Controladoria Geral do Município de Pinhais

Os indicadores destes Processos Eletrônicos são apresentados em tempo real em Portais Gerenciais, acrescentando-se distintas visões de acordo com as necessidades dos Órgãos, modelados em visões sintéticas e analíticas, permitindo aos gestores trabalharem com Painéis de "Gestão à Vista", tanto para os processos finalísticos/apoio, quanto para os Objetivos Estratégicos apresentados nos Mapas Estratégicos que também são modelados, alimentados e gerenciados pelo Sistema.

Partindo destas questões iniciais, a Controladoria apresentou às profissionais do IMAP, uma visão abrangente de como ocorre atualmente no município a liquidação e o pagamento aos fornecedores da Prefeitura, que possui um processo digital instituído desde 2014, estando disciplinado na IN CGM 038/2015, quando passou a ser executado em caráter obrigatório em toda a Prefeitura, depois de alguns meses de um Projeto Piloto realizado com 03 Secretarias Municipais.

"Alicerçado no seu tripé de atuação (Normas, Processos e Sistemas), a Controladoria Geral do Município vem conseguindo contribuir significativamente para a Melhoria da Gestão do Município, a exemplo da redução de custos alcançada com a automação de rotinas e procedimentos que geravam entre 10.000 e 15.000 processos físicos anuais, sendo muitos deles com centenas de páginas", explica Lincoln Américo de Souza Rodrigues, Subcontrolador de Normas e Informações Gerenciais.

Participaram da Visita à CGM, as seguintes profissionais do IMAP:

- Josiane Isabel Stroka Santana - Desenvolvimento Institucional
- Adriana Maraci de Souza - Desenvolvimento Institucional
- Silvia Karakida - TI/Processos
- Elaine Rodrigues Leal - Técnica do Plano de Governo
- Huelvedra Berlinnguer Framil Câncio Baptista - TI/Processos/Projetos

O resultado da troca de experiências entre os profissionais do IMAP e CGM, foi bem avaliado conforme feedback recebido abaixo:

De: "Adriana Maraci De Souza - IMAP"
Para: 
"Lincoln Rodrigues (Subcontroladoria de Normas e Informações Gerenciais - 41-3901-5840)" <lincoln.rodrigues@pinhais.pr.gov.br>
Cc: "Josiane Isabel Stroka Santana - IMAP" , "Silvia Karakida - IMAP" , "Fabíola Roberti Coneglian - IMAP" , "Elaine Rodrigues Leal - IMAP" , "Huelvedra Berlinnguer Framil Cancio Baptista - IMAP" , "Edson Luiz Gelinski de Faria - CGM" 
Enviadas: Quinta-feira, 10 de agosto de 2017 16:36:19
Assunto: Re: Visita Técnica do IMAP à CGM de Pinhais - SE Suite - Processos, Projetos, Indicadores, Automação, Painéis Gerenciais...

Boa tarde Lincoln!
Agradeço por nos ter recebido e pela demonstração da prática bem sucedida de Gestão de Processos da Controladoria Geral de Pinhais.
Sem dúvida você nos causou uma boa impressão e contribuiu muito para a compreensão do funcionamento do sistema.
Espero que tenhamos sucesso na implantação do Escritório de Processos na Prefeitura de Curitiba e que possamos trocar experiências em breve.
Abraços,

Adriana Maraci de Souza
APDI / IMAP - 3350-9555

É a Controladoria trabalhando no conjunto de medidas estabelecidas no Programa "Controle Interno e Aperfeiçoamento da Gestão" de sua responsabilidade no Plano Plurianual, com ênfase para a Ação "Integrar o uso da tecnologia da informação nas ações de gestão e controle", conforme retratado no Mapa Estratégico da CGM!

Publicado em 11/08/2017
 



Compartilhe:

Galeria de fotos:

Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1Gallery Thumb 1