Prezado Munícipe.

Colabore com a Campanha: “Acabe com o Desperdício. Faça sua parte. Separe seu Lixo!”

Baseada na política dos “3Rs” - REDUZA, REUTILIZE E RECICLE – esta Campanha tem como objetivo principal conscientizar toda a população de Pinhais sobre a correta destinação dos resíduos produzidos, evitando o desperdício e melhorando a qualidade de vida de todos!!


O que deve ir para a coleta seletiva:
Papel:
Jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel- toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral.
Plástico: Copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de xampu e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC.
Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos e cacos
Metal: Chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre

O que não deve ir para a coleta seletiva:
Papel:
Etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe, papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos
Plástico: Tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliéster.
Vidro: Espelho, lâmina, porcelana, cerâmica e tubos de TV.    

IMPORTANTE:                                              
Óleo de Cozinha: O despejo deste resíduo em pias, bueiros ou terrenos prejudicam o meio ambiente, apenas um litro de óleo usado é capaz de contaminar cerca de um milhão de litros de água. Além do rio, o óleo despejado irregularmente pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar ou agravar processos de enchente. Pontos de Coletas: Escolas e Creches Municipais e Associação dos Recicladores de Pinhais (AREPI).

Móveis sem condições de uso, como fogões, geladeiras, sofás, colchões: entrar em contato com o Meio Ambiente nos telefones: 41 3912-5608 ou 41 3912-5694, solicitando o recolhimento.

Pneus: Ponto de coleta para todas as borracharias do Município: Rua Nova Esperança 976, bairro Emiliano Perneta, nas quintas e sextas das 08h00minh às 11h45min. Telefone para agendamento da entrega: 9957-0835

Resíduos Verdes
É necessário ligar para agendar a coleta dos resíduos verdes (grama, poda de árvore) – Telefone(s):  41 3912-5608 ou 41 3912-5694

Resto de construção civil (caliça): É de responsabilidade do gerador (cidadão) a coleta e o destino final -  Lei Municipal n.º 761/2006.
Animais mortos (residências ou localizados em vias públicas): entrar em contato com o Meio Ambiente nos telefones: 41 3912-5608 ou 41 3912-5694, informando o endereço para o recolhimento.

Lixo Hospitalar: Conforme RDC 306/2005l (Resolução de Diretoria Colegiada) é dever do responsável pela empresa prestadora de serviços na área da saúde tais como serviços relacionados com atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, dentre outros similares, providenciar o destino correto dos resíduos, contratando empresa especializada na área de coleta.
Medicamentos vencidos e seringas utilizadas para aplicação de insulina, por exemplo, no lar dos munícipes: Em Pinhais, os Munícipes poderão entregar os medicamentos vencidos e/ou seringas nas unidades de saúde, onde a Prefeitura se responsabiliza pela coleta por intermédio de empresa contratada.

 ________________________________________________

A produção de lixo é inevitável, mas nossa atitude com relação ao uso consciente dos recursos é que fará a diferença! Ajude o Município a evitar e prevenir os problemas causados pelas enchentes, dando o destino correto do lixo!

Mais informações no site: www.pinhais.pr.gov.br – Secretaria de Meio Ambiente - Departamento de Meio Ambiente. Rua Cairo, 76 - Bairro: Pineville - Telefone(s):  41 3912-5608 ou 41 3912-5694



 

 

Compartilhe: