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Onde posso pagar?
Até a data de vencimento de qualquer parcela, o IPTU poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pela internet. Após vencimento, o IPTU deverá ser pago diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Caso prefira, emita a 2ª via atualizada do seu IPTU no site www.pinhais.pr.gov.br/iptu e pague na agência bancária ou lotérica de sua preferência.

 

 

Quanto devo pagar?

O pagamento em parcela única, com desconto de 8% no valor do IPTU (desconto não incluso na Taxa de Coleta de Lixo e Taxa de Bombeiros), poderá ser feito até o dia 17/02/2017. Caso a opção seja pelo pagamento em 10 parcelas, sem juros, a primeira vencerá dia 15/02/2017 e as demais todo dia 15 de cada mês.

 

Até quando posso requerer a revisão de lançamento do IPTU?
O Contribuinte tem o direito de impugnar o lançamento do IPTU 2017, por intermédio de abertura de protocolo, até o dia 17/02/2017, junto ao Departamento de Rendas Imobiliárias, na Av. Camilo Di Léllis, 453, Centro. Para abertura do protocolo será necessária apresentação de matrícula atualizada do imóvel. No caso do imóvel não estar registrado em nome do requerente é necessário também apresentação de escritura pública ou contrato de compra e venda, ou autorização do proprietário. Requerimentos entregues fora do prazo serão indeferidos.

 

Se possuir IPTU inscrito em dívida ativa, o que fazer?
O cidadão deverá se dirigir ao Departamento de Rendas Imobiliárias para verificar as possibilidades de parcelamento dos seus débitos, sob pena de cobrança judicial, pela Procuradoria Geral do Município.

 

Quem pode ser isento do IPTU?
Conforme determina a Lei 1157/2010, será isento do IPTU, Taxa de Bombeiros e Taxa de Coleta de
Lixo o contribuinte que reunir as seguintes condições: 
• seja aposentado, pensionista, pessoa com deficiência física ou mental, ou ainda possuidor de benefícios previdenciários de caráter permanente (ex: amparo social), proveniente do regime geral da previdência social ou regime próprio de previdência;
• possua renda mensal de até 1,5 (um e meio) salário mínimo 
nacional, vigente em 1º de janeiro do ano do requerimento;
• possua apenas 01 (um) imóvel, exclusivamente destinado à sua moradia, cuja área construída não ultrapasse 100,00m2 (cem metros quadrados), excluindo-se para fins de apuração da área construída as demais unidades edificadas no lote, desde que
sua utilização não caracterize geração de renda de qualquer espécie ao beneficiário;
• a área total do lote não ultrapasse 480,00m2 (quatrocentos 
e oitenta metros quadrados).

O pedido de isenção pode ser feito anualmente, junto ao Departamento de rendas Imobiliárias, até o dia 31 de julho, com a apresentação dos documentos pessoais e do imóvel. Caso o contribuinte tenha sido isentado para o IPTU do exercício anterior, basta apresentar comprovante de renda e cópia da decisão anterior para que seu pedido seja analisado.

 

Onde posso ter mais informações?

Mais informações poderão ser obtidas no Portal do Cidadão, no site www.pinhais.pr.gov.br , pelo telefone (41)3912-5178, 3912-5180, ou  pessoalmente, no Departamento de Rendas Imobiliárias, na Av. Camilo Di Léllis, 453, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, ininterruptamente.

 

 

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