Dentre as competências do Departamento estão: coordenar as atividades do Horto Municipal; coordenar as ações de ajardinamento de vias públicas; coordenar as ações de corte e poda de árvores em área pública, bosques, praças e vias públicas; gerenciar e manter os equipamentos e máquinas em boas condições de uso; manter atualizado o mapeamento das áreas verdes, fundos de vales e áreas de risco junto com o Planejamento; planejar, desenvolver e executar atividades de educação ambiental; promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; entre outras ações.

 

Conservação de Áreas Públicas

 

Arborização e Paisagismo

 

A arborização urbana e o paisagismo da nossa cidade também é uma atribuição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do plantio de grama, flores e mudas de árvores em áreas públicas.

 

Horto Municipal de Pinhais

 

O horto conta com uma estrutura de 70 mil m² está localizada no Parque das Nascentes e conta também com um centro administrativo, um jardim sensorial com fonte de água, lago, mini-horta, minhocário e depósito para resíduos verdes.

 

O horto produz atualmente 100 mil mudas de flores anualmente e possui capacidade para armazenar 125 mil mudas de flores e 20.000 mudas de árvores, que são utilizadas nos serviços de paisagismo e conservação dos espaços e prédios públicos da cidade.

 

Corte e poda de árvores em áreas públicas

 

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA: Lei Municipal n° 476/2001

 

PROCEDIMENTO: o requerente deverá abrir um protocolo na própria Secretaria, ou por meio de formulário específico disponível no site: www.pinhais.pr.gov.br, solicitando o corte ou a poda da árvore em área pública e descrevendo a razão da necessidade da poda ou corte.

 

INFORMAÇÕES: (41) 3912-5235 ou através do e-mail meioambiente@pinhais.pr.gov.br

 

Insetos com Ferrão

 

PROCEDIMENTO: o requerente deverá ligar para a Defesa Civil (41) 3912-5799 e solicitar a vistoria para a retirada de insetos com ferrão.

 

A remoção e destinação dos enxames se dá de forma ambientalmente correta, ou seja, sem danificá-los.


 

 

Educação Ambiental

 

DATAS COMEMORATIVAS:

 

Dia da Água,

 

Dia Mundial do Meio Ambiente,

 

Dia da Árvore e

 

Dia do Rio

 

PROJETO ESCOLA 100% RECICLÁVEL

 

Desenvolver nas unidades de ensino da rede municipal de Pinhais um programa de gerenciamento de resíduos, no qual, todo lixo produzido na escola seja destinado de forma adequada. Ainda, realizar um trabalho de educação ambiental com a finalidade de conscientizar alunos e funcionários sobre a importância dos 5 R’s da Educação Ambiental: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

PALESTRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

MUTIRÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LIMPEZA

 

Os Mutirões de Educação Ambiental e Limpeza são serviços realizados mensalmente em um bairro prioritário selecionado pelo Município, são realizadas intervenções como: recolhimento de resíduos verdes, madeiras e entulhos de construção civil, roçada, poda e remoção de árvores, arborização e paisagismo, coleta de óleo de cozinha usado, doação de mudas de árvores nativas e atividade lúdica “mini hospital veterinário”, além de orientação, distribuição em todas as residências de informativos de Educação Ambiental. No ultimo dia da realização dos serviços, os Mutirões de Limpeza contam com a programação do encerramento, que contemplam atividades socioambientais.


 

 

Telefone: (41) 3912-5235

Compartilhe: