Parque da Ciência Newton Freire Maia
Consiste em um centro interativo de divulgação científica e tecnológica vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com o objetivo de promover a compreensão pública do conhecimento onde Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura integram-se em um cenário propício a reflexões e descobertas. 
O Parque da Ciência integra o complexo Newton Freire Maia, juntamente com o  Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia e o Campus Cinema da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná.
Situa-se na Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí, cujo reservatório é responsável pelo fornecimento de água potável à aproximadamente 25% da população de Curitiba e Região Metropolitana. Implantado nas dependências de um antigo parque de exposições agropecuárias, seu acervo envolve diversos experimentos, painéis, maquetes, recursos audiovisuais e outras ferramentas que conduzem o visitante a uma viagem instigante pelo conhecimento.
Conta com uma equipe multidisciplinar composta por educadores e acadêmicos das diversas áreas, cuja atuação visa mediar a relação entre o público visitante e o acervo, sempre se pautando pelos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e da interatividade.   
Estrada da Graciosa, 7400 - Atuba
(41) 3666-6156 / (41) 3675-0121 / (41) 3675-0150
www.parquedaciencia.pr.gov.br

Planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia  
É um dos  espaços que mais cativa o visitante. Trata-se de um ambiente munido de equipamentos que projetam as estrelas em uma cúpula, permitindo representar o céu de qualquer época do ano e horário. As  apresentações do Planetário do Parque da Ciência possuem temática diferenciada, uma vez que é um dos poucos no país a divulgar a Astronomia segundo a ótica dos índios brasileiros, principalmente os que habitam o território paranaense. Em sessões com duração média de 30 minutos, é estabelecido um paralelo entre a interpretação ocidental e indígena dos fenômenos e ciclos astronômicos, visando preservar e divulgar a cultura dos povos indígenas.
Estrada da Graciosa, 7400 - Atuba
(41) 3666-6156 / (41) 3675-0121 / (41) 3675-0150
Compartilhe: